sábado, 31 de maio de 2008

O bairro que se ama

Os amores não se explicam. Sentem-se, vivem-se e declaram-se.
Na década de 70, o designer norte-americano Milton Glaser criou um dos símbolos mais conhecidos e copiados de sempre: I love NY. Ensinou-nos que se pode amar uma cidade como quem ama uma pessoa e inspirou-nos a descobrir uma forma de traduzir o amor que o bairro de Campo de Ourique desperta nos moradores e visitantes: I love CO. Cada coração tem as suas razões para amar Campo de Ourique e elas podem ligar-se umas às outras, como as batidas apaixonadas de um electrocardiograma imaginário. Eu amo Campo de Ourique porque o bairro, apesar do seu tamanho, parece caber inteiro num abraço. Tu amas Campo de Ourique porque as pessoas se conhecem pelo nome. Ela ama Campo de Ourique porque da janela da sua casa vê uma igreja que ainda não emudeceu. Ele ama Campo de Ourique porque o bairro tem uma película de luz que aproxima as coisas dos seus nomes. Nós amamos Campo de Ourique porque as ruas estão repletas de histórias e algumas pertencem-nos. Vocês amam Campo de Ourique porque aqui mora um poeta em cada pessoa. Eles amam Campo de Ourique porque o bairro encena o diálogo perfeito entre o tradicional e o contemporâneo, como se usasse dois relógios com fusos diferentes no pulso. Mas há muito mais: as ruas que acordam antes de nós, as lojas originais que escolhem o bairro para existir, o riso das crianças no parque infantil, as árvores do jardim carregadas de tempo como se fossem pássaros (como se o tempo tivesse, no mesmo corpo, raízes e asas), os rostos familiares que se encontram ao virar da esquina e as tardes nas esplanadas com a ilusão de um tempo que sabe a eternidade, à semelhança de um grande amor.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo amor que têm ao bairro.

Sou moradora em Campo de Ourique desde que nasci e não me imagino a morar noutro local em Lisboa que não aqui no Bairro.

Campo de Ourique ama-se e não se explica!

Anónimo disse...

Excelente, magnífico texto. Muitos parabéns.

Anónimo disse...

Belo texto que só agora encontrei.
Eu também amo Campo de Ourique, bairro que me viu nascer há muitos anos e apesar de lá não viver e ter vivido em vários locais do país, Campo de Ourique nunca saiu da minha cabeça e do meu coração.