segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Still Nox


Sem título, 2004, C-print, 125 x 170 cm, Edição de 5

A exposição Still Nox, de Manuela Marques, inaugurou no passado dia 17 e vai ficar até 1 de Março, na galeria Caroline Pagès (Rua Tenente Ferreira Durão, 12 – 1º Dto).
Still Nox é a primeira exposição numa galeria em Portugal da artista portuguesa Manuela Marques, que vive em Paris. As fotografias em grande formato inserem-se num processo de pesquisa sobre o real contemporâneo e sobre a manifesta proliferação de estados de fragmentação. As imagens captadas são de expectativa e suscitam uma atitude questionada do espectador, uma atitude activa e reflexiva, porque não existe uma revelação clara de objectivos, mas a apreensão de momentos por desvendar, de entretantos. São imagens que vivem de ambiguidades próprias que as colocam suspensas num tempo e espaço menos perceptíveis, onde a dificuldade em localizar afinidades e relações além daquele momento em foco se torna uma evidência.
Still Nox é também o título da primeira monografia de Manuela Marques, publicada pelas Edições Marval (Paris), com lançamento previsto para Abril de 2008. A artista (Tondela, 1959) exibiu o seu trabalho pela primeira vez em Portugal no ano de 2002, no âmbito dos Encontros da Imagem em Braga, comissariados por Rui Prata. Em 2005, participou na bienal de fotografia LisboaPhoto, comissariada por Horácio Fernandez e Sérgio Mah. A exposição chegou depois ao Brasil tendo sido recebida pelo Museu da Imagem e do Som em São Paulo e pelo Espaço Cultural Contemporâneo de Brasília. Manuela Marques já expôs colectivamente em Nova Iorque (Galeria Schroeder Romero) e no Canadá (Museu Canadiano de Fotografia, em Ottawa), entre outras instituições (St. Mary's University Art Gallery, em Halifax, e a Galeria Uquam, em Montreal). No corrente mês, irá ainda participar numa exposição colectiva a decorrer no Centre Photographique d'Ile-de-France, em conjunto com artistas tais como Francis Alÿs, Sebastian Diaz-Morales e Denis Darzacq, entre outros.

Horário: Segunda a quarta-feira, das 12h00 às 17h00; quintas e sextas, das 12h00 às 20h00; sábados, das 15h00 às 20h00 e por marcação.

Sem comentários: